terça-feira, 8 de novembro de 2016

// //

Vem Conhecer as Mesas da Cumbuca desse ano!

Nossa Belém é cheia de pessoas com diversos pontos de vista sobre tudo que envolve o campo da Comunicação, o que mais poderíamos fazer se não chamar toda essa galera para bater um papo na Cumbuca? As mesas de debate têm como objetivo estimular a discussão e a troca de ideias entre profissionais e muvuqueiros. Durante o primeiro dia da Muvuca na Cumbuca 2016, dia 09/11, teremos uma parte da manhã e à tarde destinada a essa troca de ideias. As mesas acontecerão no Bloco F, do setor básico. 

As mesas estão inclusas no Muvucombo (Palestras + mesas + oficinas + mostra acadêmica + muvuparty) e no Muvulight (Palestras + mesas + mostra acadêmica). Depois de fazer o teu credenciamento, dia 09/11 (09h-18h), podes participar de qualquer uma das mesas da programação. As 5 mesas de debate acontecerão no dia 09/11, sendo que sempre estarão sendo realizadas duas simultaneamente, com exceção da mesa do turno da manhã, então escolha a que você vai assistir com sabedoria, ou com o coração!

Mesas
Manhã (10h às 12h)

O mercado em movimento: As novas formas de trabalho na atualidade”
Componentes da mesa: Lívia Magno (Jokerman Belém); Paulo Falcão da CA Comunicação e Marina Chiari (UNAMA/Casa OIAM). 

O mercado está sempre em processo de mudança. Novas formas de trabalho surgem e substituem ou transformam as mais tradicionais. São diversos os fatores que influenciam as mudanças, podendo ser tanto econômico como tecnológico e cultural. Com isso, os profissionais e as empresas precisam adequar-se a esse novo cenário do mercado. No entanto, quais são as principais mudanças que estão ocorrendo? Como os profissionais e empresas podem se adequar a essas transformações que vêm ocorrendo na atualidade? Quais as tendências para o futuro?  

Tarde (mesas simultâneas de 14h às 16h)

Entre o Certo e o Errado - A ética na Comunicação”
Componentes da mesa: Denilson d’Almeida (Diário do Pará); Bernardo Aquino (Libra Design), Orlando Simões (IFPA/Revista Ponto Zero) e Sávio Fernandes (Prof. Msc. em Design/UEPA)

Comunicar exige cautela. Espalhar e compartilhar notícias falsas são um ponto negativo da comunicação. A divulgação de fotografias em jornais policiais muitas vezes são criticadas pelo seu conteúdo. Os diferentes preços cobrados pelos freelancers também são um ponto de discussão no mercado. Então, quais os limites do comunicador? O que levar em consideração ao cobrar por serviços freelancer?  

AFROntando: Representatividade Negra na Atualidade”
Componentes da mesa: Aissa Mattos (Coletivo ParAfrica); Katiana Oliveira (Coletivo Consciência Negra); Odalicia Oliveira (Prof. Esp. em Cultura Negra) e Flávia ribeiro (CEDENPA).

Apesar de sermos uma nação miscigenada, brasileiros com afrodescendência sofrem preconceito e discriminação diariamente e as mídias são de suma importância para desconstruir preconceitos, estereótipos e a imagem marginalizada que negros tem na sociedade, porém, a mesma afirma mais do que desconstrói a imagem marginalizada e discriminada a qual o negro tem, e a mesa de debate AFROntamento vai discutir e analisar como está essa representação negra nas mídias e como as mesmas podem distorcer e/ou contribuir. Mas e você? O que acha sobre isso? Está pronto para AFROntamento?

Tarde (mesas simultâneas de 16h às 18h)

Eu posto, tu postas, nós compartilhamos: A colaboratividade nas redes sociais”
Componentes da mesa: Diego Cruz (i9 Mais Comunicação); Jéssica Rodrigues (Novelo Lab) e Larissa Carrera (FEAPA).

Quantas vezes você já compartilhou algo no Facebook para ajudar? E participou de Tags no Twitter pra ajudar uma causa? Todo mundo já fez isso pelo menos uma vez, e é sobre esse fenômeno que vamos falar nessa mesa. Nossos convidados vão falar sobre como as pessoas estão usando as redes sociais, o que elas apoiam, no que participam e criticam. 

Manda Nudes: A Nudez na Contemporaneidade”
Componentes da mesa: Matheus Aquino (Projeto Admitir); Ivana Oliveira (UNAMA) e Marcus Dickson (Estácio FAP)

A nudez se faz presente em nossa sociedade desde Adão e Eva, com o passar dos anos se tornou atrativo. Durante o Renascimento foi instrumento de inspiração para artistas que usaram a nudez como forma de retratar o belo, no que tange a estética da arte e imagem.
Na comunicação social, a Nudez é considerada um objeto de trabalho vulgar, de cunho abusivo e exploratório, para muitos é ofensivo ver algo que poderia ser seu sendo estampado em capas de revistas, anúncios publicitários, produções fotográficas e etc. Porém há quem admire e afirme que cada um é possuidor de seu domínio corporal e há beleza em tornar o bem físico alheio em produto cultural para apreciação estética, sem expor seus preconceitos em questão a exposição feminina e masculina, as quais divide opiniões sobre o porquê do corpo da mulher pode ser público mas o do homem não.


A gente se encontra na Muvuca na Cumbuca 2016


0 muvucadas sobre isso

Postar um comentário